Pesquisar este blog

Brandenburg Concerto No. 1 in F major, BWV 1046

domingo, 1 de março de 2009

Grieg 'Peer Gynt' Suite No. 1, Op. 46 - 'Morning'

As tradicionais casas de fazenda em Vinstra, no leste da Noruega, habitam mais do que turistas. O local também é a antiga propriedade da pessoa que muitos acreditam ter inspirado Henrik Ibsen a criar seu famoso personagem Peer Gynt. O que é hoje o Peer Gynt Gaarden, era a fazenda de Peder Günt durante o século 18, embora ele estivesse mais interessado em caçar, pescar e correr atrás de mulheres do que em cuidar do lugar onde morava.

Ao contrário das outras obras de Ibsen, Peer Gynt foi escrita em versos, pois sua intenção original era escrever um drama, que não seria para performances em palco. Também é diferente das outras obras por ser uma fantasia ao invés de uma tragédia realística.

Ao invés de criar uma ópera, Edvard Grieg, optou por criar uma música de cena para acompanhar a peça de teatro baseada no livro de Ibsen. Tal tarefa demorou anos para ser concluída. A princípio, tratava-se de 23 peças que seriam a “trilha sonora”. Tempos depois, Grieg escolheu trechos favoritos e os reorganizou sob a forma de duas suítes.

Amanhecer: Anteriormente presente no quarto ato de Peer Gynt, trata-se de uma melodia de uma flauta, com o posterior acompanhamento da orquestra. Este trecho representa o nascer do sol, sendo uma das partes mais conhecidas da obra.


Fontes:

http://www.noruega.org.br/ibsen/plays/gynt/peer.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Peer_Gynt

Nenhum comentário:

Postar um comentário