C'était un rendez-vous
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C'était un rendez-vous (em português: Era um encontro) é um curta-metragem, feito em 1976 por Claude Lelouch No filme, é mostrado um condutor andando em altas velocidades nas ruas de Paris, às 5:30 da manhã.
Devido a limitada disponibilidade de vídeo tapes do mesmo, o filme ganhou status de cult e também posteriormente muita admiração dos fãs das quatro rodas, devido ao abuso que o condutor faz, dirigindo o carro em altas velocidades e pelo estilo despojado de guiar. [1].
Dada a crescente popularidade e a falta de cópias originais do filme, ele foi recentemente remasterizado, baseando-se no negativo original do filme (de 35mm), e lançado em DVD, tendo forte divulgação pela Internet [2].
Este filme é um exemplo do que se chama cinéma vérité, já que foi feito em ângulo único e sem edição, sendo usada uma câmera instalada na parte dianteira do carro para isto. A duração do filme foi limitada ao tempo máximo de gravação permitido pela câmera, que era de menos de 10 minutos.
Lelouch aproveitou-se do novo equipamento que tinha em mãos, uma câmera giroscópica (cujos efeitos são de movimento), e iniciou a ideia para fazer o filme. A câmera tinha um tempo curto de gravação e registrou o condutor guiando, loucamente, até chegar na Basílica do Sagrado Coração, (Sacre Cœur, em francês) localizada no bairro de Montmartre.
O filme mostra nos seus quase nove minutos de duração um condutor dirigindo seu carro pelas ruas de Paris, nas primeiras horas da manhã, acompanhado do som das altas rotações do motor, com várias mudanças de marchas repentinas e pneus guinchando. Tudo começa no túnel da Périphérique, mostrando uma imagem a bordo de um carro em que não é visto, indo em direção a Avenue Foch. Locais famosos da cidade são mostrados no filme, durante o trajeto em que é feito, tais como o Arco do Triunfo, o obelisco da Praça da Concórdia, assim como também a famosa avenida Champs-Élysées. Pedestres não são respeitados, pombos que estavam nas ruas são dispersados, sinais vermelhos são ignorados, vias de mão-única e de contramão são usadas e faixas centrais são cortadas. O carro nunca é mostrado, mas devido à posição da câmera, sabe-se que está na parte da frente do carro. No final do filme, o carro é estacionado na calçada da colina do Sacre Coeur. O protagonista sai do carro e encontra-se com uma mulher de cabelos loiros, enquanto se ouve ao fundo sinos tocando.
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